Mini Dicionário de Geografia

Alunas: Júlia Saldanha (n°22) , Keila Marques (n°23), Stephanie de Abreu (n°38) e Vitória Famer (n°41) - Turma 106 - Disciplina: Geografia - Professor: Rui - Colégio Rosário - 2006

domingo, agosto 13, 2006

D

Dobramentos Modernos: São estruturas formadas por rochas magmáticas e sedimentares pouco resistentes. Foram afetadas por forças tectônicas durante o período Terciário provocando o enrugamento e originando as cadeias montanhosas ou cordilheiras como os Andes, as Montanhas Rochosas, os Alpes, e o Himalaia. Nessas áreas instáveis da crosta terrestre, são freqüentes os terremotos e as atividades vulcânicas. Não estão presentes no território brasileiro.


Depressão: É uma parte do relevo mais plana que o planalto, com suave inclinação e altitude menores que áreas vizinhas, que podem variar entre 100 e 500 metros. Podem ser:
Depressão absoluta: quando situadas abaixo do nivel do mar.

Depressão Relativa: quando situadas abaixo do nível altimérico das regiões que as circundam.

Deriva Continental: É conhecida hoje como Teoria Tectônica de Placas, que explica sobre os continentes, que se deslocaram e deslocam através da superfície do globo terrestre sobre o manto superior. Pelo deslocamento destas placas, a posição atual dos continentes ou porções de continentes, não corresponde as suas posições no passado e não corresponderão as suas posições no futuro.

Deriva Continental

3 Comments:

Postar um comentário

<< Home